Exibições acontecem de 16 a 29 de março na região metropolitana de São Paulo e tratam da criação de um desenho de animação

 

Todo mundo gosta de um bom filme de animação, não é mesmo? E quem já sonhou em ser um grande cineasta, que transforma ideias, desenhos e roteiros em obras da sétima arte? O caminho para esse sonho não é fácil, mas com a ajuda de um sábio desenhista, ele pode se tornar realidade. É isso que mostra o longa-metragem “História Antes de uma História”, um relato animado sobre os procedimentos que todo animador passa antes de concretizar sua história em 12 exibições na região metropolitana de São Paulo.

O História Antes de uma História é um longa-metragem que utiliza a técnica predominante do desenho animado para mostrar como se fazer um filme de animação. É isso mesmo: é uma história sobre a criação de histórias. Esse relato irá indicar o que é preciso e como se pode realizar um filme de animação, com procedimentos pelos quais todo o cineasta passa antes de desenhar uma história e o que supostamente se passa dentro de sua cabeça.

 

História antes de uma história

O narrador dessa história é o Doutor Ka, um velho e sábio desenhista. Usando como base uma tela branca, ele cria cenários, personagens e animação para ensinar como fazer um desenho animado. No desenrolar da história, Doutor Ka vai contar com a ajuda dos personagens que ele mesmo cria a fim de suprir sua necessidade criadora e auxiliá-lo nessa jornada.

Doutor Ka e seus amigos vão, ao longo do tempo, encontrar alguns instrumentos que parecem, à primeira vista, estranhos, mas que os ajudarão a desvendar os grandes mistérios da técnica da animação. Mas isso não é tudo! O difícil mesmo será contar uma história nova, e ele terá a participação de uma equipe de crianças para ajuda-lo a esclarecer os mistérios, passar por todas as dificuldades e finalmente sentir todo o êxtase que envolve a produção de um desenho animado inédito.

Esse é o primeiro longa-metragem realizado pela 3S Projetos em parceria com a NCA (Núcleo de Cinema e Animação de Campinas), um projeto que demanda um grande tempo de produção e recursos, utilizando diversas técnicas de animação – como sombra chinesa, animação de recortes, 3D e desenho animado – para tratar desses temas enquanto cativa o telespectador pelo desenrolar da história. Assim, ele busca valorizar, cultural e socialmente, o desenho animado.

 

Serviço – As apresentações acontecem de 16 a 22 de março, às 15h, no Cine Sesc (Rua Augusta, 2075, Cerqueira César – São Paulo). Informações: (11) 3087-0500; e no Circuito SPCine de Cinema dos CEUs:

16/03 às 16h: SPcine Meninos – Rua Barbinos, 111, São João Clímaco
16/03 às 16h: SPcine Aricanduva – Rua Olga Fadel Abarca, 5825, Jd. Santa Terezinha
22/03 às 16h: Spcine São Rafael – Rua Cinira Polônio, 100, Jd. Rio Claro
23/03 às 16h: Spcine Feitiço da Vila – Rua Feitiço da Vila, 399, Chácara Santa Maria/Campo Limpo
29/03 às 16h: Spcine Perus – Rua Bernardo José de Lorena, s/n, Perus

O longa-metragem História Antes de uma História recebeu patrocínio das empresas Romi, Reckitt Benckiser, Syngenta, Kromberg & Schubert, Coomex, Mann-Filter, Claro e AES Eletropaulo.

 

História antes de uma História

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *