Desde o dia 1° de março de 2017, a 3S Projetos está usando 100% de energia renovável fotovoltaica, a energia gerada pelo Sol. Além de suprir toda a necessidade energética da empresa, a utilização das placas fotovoltaicas oferece um superávit energético, o que significa que essa energia solar pode ser direcionada para outros locais ou ficar em crédito por 5 anos.

 

Mas o que é a energia solar?

A energia solar já é muito conhecida e divulgada,  principalmente por ter um impacto mínimo no meio ambiente, entretanto possui um alto custo de instalação.  Ela é adquirida por meio da utilização de painéis fotovoltaicos instalados em locais com incidência solar, que transformam a luz solar em energia juntamente com inversores que conectam essa energia na rede elétrica.

Os painéis solares são feitos a partir do cristal de silício purificado, o minério que, tratado quimicamente, se transforma nas células fotovoltaicas para compor o painel. Nesse processo, o silício se torna um condutor dos elétrons que são desprendidos com a luz solar e se acumulam em uma corrente elétrica.

Após prontas, as células devem ser protegidas para que possam gerar energia por décadas. O que faz isso é a instalação de um vidro fotovoltaico, desenvolvido especialmente para refletir menos e deixar o máximo de luz passar através dele; um filme encapsulante que protege as células contra o envelhecimento causado pelos raios UV; um filme plástico robusto que age como isolante; uma caixa de junção e as molduras do painel. Um painel fotovoltaico dura, em média, 25 anos.

 

3S Projetos Sustentabilidade

A utilização de energias renováveis, como a fotovoltaica, vem se tornando uma política mundial e ganhando expressividade, adotada por grandes corporações e países para preservar o meio ambiente, economizar recursos e verbas. A 3S Projetos se alinha à essa tendência que já faz parte do dia a dia de grandes corporações como o Google, a Amazon, o Facebook e a Apple.

Segundo o diretor da 3S Projetos, Marcos Paulo de Moraes, vivemos o momento onde a energia solar entra como uma alternativa mais viável do que o petróleo e o carvão. “Hoje, após quase 100 anos da descoberta do efeito fotoelétrico por Albert Einstein, conseguimos tornar viável economicamente esse processo. Analisando do ponto de vista ambiental, optando pela energia sustentável, é possível ter renovação anual e infinita de energia sem lançar gás carbônico na atmosfera, sem inundar grandes áreas e sem grandes obras de infraestrutura”.

 

“A principal motivação para a 3S Projetos utilizar 100% de energia renovável foi de realmente viver o que acreditamos. Não apenas falar sobre sustentabilidade, mas ser sustentável. Nós enxergamos que isso não é o futuro, mas sim o agora. Nós temos que ser responsáveis por tornar isso nossa realidade”, comentou Moraes.

 

Superávit Energético

Para gerar esse superávit energético, a 3S Projetos possui três pontos de GD (geração distribuída própria), em três diferentes localidades, e que são ligadas à rede de energia. Juntos, esses três pontos irão em 1 ano deixar de emitir 15 toneladas de CO² na atmosfera, poder mover um carro por 100 mil quilômetros – ou dar duas voltas e meia na terra – e poupar 792 árvores de serem cortadas. São 28.290 kw/h gerados por ano.

“A curto prazo, a utilização da energia solar gera economia e nos deixa menos expostos às variações de custo do mercado. A longo prazo, essa energia limpa deixa de trazer prejuízos ao meio ambiente e à humanidade, além de ser um investimento que será 100% recuperado em cerca de 5 anos”, finalizou Moraes.

Isso é possível porque a 3S Projetos tem, em tudo o que faz, a preocupação de buscar o conhecimento e a formação com base em um tripé: ter viabilidade econômica, ser socialmente justa e ser sustentável. Essa é a nossa meta e pelo que trabalhamos diariamente.

Consumo anual global de energia pelo homem; reserva total de fontes energéticas não renováveis (petróleo, gás, carvão e urânio) e capacidade anual de energias renováveis (energia solar, fotossintética, eólica e por ondas).

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *