Uma equipe formada por professores de duas universidades chinesas se uniram para desenvolver um painel solar que promete revolucionar o sistema de energia fotovoltaica. Esses painéis solares podem gerar energia em qualquer situação, mesmo em dias de chuva, nevoeiro e até durante a noite, segundo informações do jornal chinês Diário do Povo, divulgadas nesta semana.

 

O painel é uma invenção dos professores Tang Qunwei, da Universidade Oceânica da China e seu parceiro Yang Peizhi, da Universidade Pedagógica de Yunnan e foi feito utilizando um material diferente dos painéis solares convencionais, conhecido como LPP, sigla em inglês para fósforo de longa persistência.

 

Utilizando o LPP, o painel é capaz de armazenar a energia solar durante o dia e durante a noite, ou períodos onde há menos luminosidade, e as células solares continuam a produzir energia elétrica. A eficiência do mecanismo está na conversão da eletricidade. “Só a luz parcialmente visível é que pode ser absorvida e convertida em eletricidade, mas esta matéria (LPP) pode armazenar energia solar a partir de luz não absorvida e próxima da infravermelha”, explicou Tang Qunwei.

 

Painéis Solares - 3S ProjetosConsiderada pela imprensa chinesa como uma “revolução fotovoltaica”, essa capacidade de gerar energia contínua independente da incidência solar ganhou notoriedade em revistas científicas também dos Estados Unidos e Europa, que destacaram que esse tipo de painel pode despencar o custo da energia fotovoltaica.

 

“O objetivo é elevar a eficiência de conversão da luz direta até que volte a ter mais, gerando energia suficiente em condições de pouca luminosidade tais como chuva, nevoeiro, bruma ou à noite”, contou Qunwei.

 

Atualmente, grande parte da energia consumida na China é oriunda de combustíveis fósseis como o petróleo e o carvão, mas por outro lado, essa é o pais com mais centrais solares instaladas no mundo, com capacidade para mais de 77 gigawatts, e a invenção desses painéis solares pretende otimizar ainda mais a utilização dessa energia.

 

Fonte: Ciclo Vivo

One thought on “Chineses desenvolvem painéis solares que funcionam à noite

  1. A evolução que assistimos nos ultimos 10 anos na tecnologia solar tem sido incrível. Não conhecia ainda esta tecnologia especifica mas vou estar atento a desenvolvimentos. Excelente artigo.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *