Enel investe em usina de energia solar no Piauí - 3S Projetos

A Enel S.p.A., empresa italiana de energia, por meio da subsidiária brasileira Enel Green Power Brasil Participações Ltda já começou as obras de construção de uma usina solar em Nova Olinda, no Piauí. Quando concluída, ela será a maior usina da América Latina, 292 megawatts em capacidade. Para a instalação, o investimento total da empresa será de US$ 300 milhões, o que equivale a quase 1 bilhão de reais.

 

Nova Olinda é uma cidade localizada em Ribeira do Piauí, e a usina será instalada em uma área com altos níveis de radiação solar e contribuirá significativamente para atender à crescente demanda de energia do país. A instalação irá ocupar uma área de 690 hectares, e a energia gerada poderá atender as necessidades de consumo anual de cerca de 300.000 lares brasileiros.

 

Enel constrói maior usina solar - 3S Projetos

Karadzhalovo Solar Park, na Bulgária

Atualmente, uma das grandes usinas de energia solar construídas no mundo é a Karadzhalovo Solar Park, na Bulgária. Sozinha, ela produz apenas 60 MW, com 214 mil painéis fotovoltaicos, e ocupa uma área de 100 hectares, equivalente a 100 campos de futebol. A usina construída no Piauí terá capacidade para gerar 292 MW, quase 5x mais energia do que a búlgara.

 

A Enel ganhou o leilão da energia solar em agosto de 2015, e desde então tem preparado essa instalação, em um projeto financiado por meio de recursos próprios do Grupo Enel. A usina deve entrar em operação no segundo semestre desse ano, e irá evitar a emissão de cerca de 350.000 toneladas de gás carbônico (CO2) para a atmosfera por ano.

 

O governador do estado do Piauí, Wellington Dias, antes mesmo do leilão, acompanhou os investimentos em energia no estado e realizou viagens à Itália e Alemanha para conhecer projetos e conversar com o empresariado local do setor. “Essa iniciativa faz parte do nosso projeto de trabalhar muito e produzir o que o Brasil precisa: energia, alimentos, bons serviços e gerar emprego e renda fazendo a economia crescer. O Piauí está pronto para esta tarefa e estamos trabalhando para ampliar investimentos e gerar emprego e renda para a população”, afirmou.

 

Fonte: Enel

One thought on “Enel investe R$ 1 bilhão e constrói no Piauí a maior usina de energia solar da América Latina

  1. Estou formando em engenharia elétrica. Como está o procedimento de contratos para engenheiros eletricistas para essa grande construção? Piauiense formando em Goiânia pela Universidade Católica de Goiás.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *