Ar da floresta - 3S Projetos

Basta um pequeno contato com a mata fechada ou floresta durante um final de semana para nos trazer a certeza de que o ar verde nos traz bem-estar e tranquilidade. Com certeza, sua semana começa com mais vida e saúde. Agora, cientistas de uma universidade em Tóquio comprovaram cientificamente o poder do ar da natureza em nosso corpo: alívio do estresse e até a precaução de doenças sérias como o câncer.

 

Os japoneses inclusive têm um nome para designar essa sensação de conforto e bem-estar após um período dentro das matas: Shinrin-yoku, um fenômeno que significa aproveitar a atmosfera da floresta ou tomar um “banho de floresta”, experiência que foi inclusive incentivada pelo Ministério da Agricultura e Florestas do Japão, para que seus habitantes aliviem o stress e melhorem a saúde ao visitarem mais as florestas

 

A explicação para este fenômeno foi encontrada por uma equipe de investigadores da escola de medicina Nippon, em Tóquio, representada pelo cientista Qing Li. Segundo o estudo, sentir o cheiro da natureza pode diminuir drasticamente a pressão do corpo humano e ainda estimular as moléculas que combatem doenças como o câncer.

 

Isso porque, segundo os pesquisadores, no momento em que os odores da floresta adentram nosso sistema, os níveis de estresse e irritação diminuem imediatamente, dando sensação de relaxamento e ajudando nosso corpo a funcionar melhor. A exposição mais prolongada e intensa ao cheiro do verde pode reduzir portanto a pressão arterial e fortalecer a imunidade dos corpos.

 

Visitas a espaços naturais como florestas e matas fechadas podem ter uma influência duradoura sobre o sistema imunológico, aumentando a atividade de células antivirais e proteínas intracelulares, mudanças que permanecem durante vários dias após a visita. “Ao deambularmos pela floresta e respirarmos ar fresco, estamos igualmente respirando vários compostos químicos libertados pelas árvores, que as protegem de doenças, insetos e fungos — os chamados “phytoncides” — que surpreendentemente também ajudam a aumentar a imunidade no corpo humano”, escreveu o Professor Qing Li em nota.

 

Para chegar à essa conclusão, o grupo realizou o estudo em 24 florestas do Japão, e agora, Li criou dentro da universidade o centro de pesquisa International Society of Nature and Forest Medicine, que busca aplicar a aromaterapia baseada no odor das florestas como tratamentos alternativos. Ou seja, dar uma volta em meio ao verde faz um bem enorme para nosso corpo. Mais uma forma de demonstrar o quanto a natureza é necessária para a sobrevivência humana.

Fonte: Hypeness. Fotos: Divulgação.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *