SolarGaps - 3S Projetos

Evoluções tecnológicas e a busca constante pelas opções mais sustentáveis tem nos proporcionado diversas ferramentas para cuidar do planeta ao mesmo tempo em que favorece a economia. Em todos os âmbitos, a sociedade busca alternativas viáveis para evoluir em comunhão com a natureza, e um desses casos é a arquitetura sustentável. Pensando nisso, uma startup ucraniana desenvolveu o SolarGaps, uma persiana feita com painéis solares capazes de converter energia solar em elétrica.

 

A SolarGaps é um produto inteligente, projetado para seguir o movimento do sol para que haja um melhor aproveitamento durante o dia, mas cujo posicionamento também pode ser definido de forma manual, criando uma sombra completa ou uma iluminação parcial, a partir de um aplicativo no celular.

 

O softwere permite não só que o usuário controle a abertura e fechamento das persianas, mas também permite configurar o horário de movimento, e até mesmo predefinir a abertura cada vez que alguém entre no ambiente. Também é possível verificar a quantidade de energia que as persianas estão produzindo naquele momento.

 

SolarGaps - 3S ProjetosA tecnologia foi criada pelo inventor ucraniano Yevgen Erik, e está à venda pela internet através de uma campanha de crowdfunding – financiamento coletivo – mediante pagamento de $390, que garantem uma persiana menor, que servirá para medir o interesse pelo produto e garantir que ele alcance a produção necessária para ser rentável. A partir de então, o produto estará disponível por cerca de $780 em sua versão normal.

 

Segundo a empresa, com o uso das persianas é possível ter uma economia de energia de até 70%, gerando até 100 watts/h de energia, o que é suficiente para manter ligado três notebooks ou 30 lâmpadas de LED. A instalação também é fácil, segundo o criador, e o controle feito a partir do celular facilita seu uso.

 

As cortinas são feitas com células fotovoltaicas da SunPower, e vêm com uma vida útil de 25 anos. A parte externa é feita de alumínio, e o produto aguenta uma ampla variedade de climas e temperaturas, de -4° C a 80°C.

Fonte: El Periodico de la Energia

One thought on “SolarGaps: Conheça as persianas fotovoltaicas que geram energia ao mesmo tempo que protegem a casa da luz solar

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *