Correr combate a tristeza e depressão - 3S Projetos

A ciência já comprovou que atividades físicas fazem bem para a saúde em diversos âmbitos. Mas agora, pesquisadores de todo o mundo têm se dedicado a entender melhor como as atividades físicas influenciam o cérebro e o humor, e muitos acreditam que correr combate a tristeza e pode até melhorar quadros de depressão. Isso está sendo comprovado por um estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, ao testar os efeitos diretos e imediatos da corrida no humor das pessoas.

 

Após atividades físicas moderadas, as pessoas estão mais fortes para controlar suas emoções. Essa é a pesquisa liderada por Emily Bernstein e Richard McNally, da Universidade de Harvard, EUA, foi uma experiência que se baseou em atividades práticas, que incluem indução de mudanças no humor, para que os participantes pudessem ser avaliados em tempo real, identificando qual o tipo de influência que o exercício pode exercer.

 

Correr combate a tristeza? Entenda o estudo

Correr combate a tristeza e depressão -3S ProjetosForam avaliados 80 voluntários, e o estudo contou com duas etapas. Divididos em dois grupos, o primeiro participou de sessões com corridas e o segundo apenas com alongamentos. Antes de correrem durante 30 minutos, os voluntários do primeiro grupo foram apresentados a um questionário de avaliação sobre o nível de cada tipo de emoção, como raiva, ansiedade, tristeza, medo, alegria, empolgação e felicidade.

 

Após a corrida, os participantes repetiam as perguntas e eram expostos também a um trecho do que filme “The Champ”, que incentiva uma emoção ruim, principalmente a tristeza. O que os pesquisadores identificaram era que após a atividade física moderada da corrida, as pessoas estavam mais fortes para controlar suas emoções.

 

“Esta experiência sugere que os participantes que se exercitaram eram mais capazes de superar ou compensar as dificuldades iniciais do que os colegas que faziam apenas o alongamento”, diz o estudo publicado. Esse quadro mostra que o exercício antes de uma experiência negativa diminui as respostas emocionais consequentes, principalmente em pessoas que tinham vontade de combater o sentimento ruim. No entanto, mesmo em pessoas com dificuldade para controlar suas emoções, a corrida ajuda a promover uma melhor recuperação mental e proteção contra os sentimentos ruins do exterior.

 

Fonte: CicloVivo.

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