APC - 3S Projetos

Medalhistas da APC Edênia Garcia e Italo Gomes Pereira foram os destaques da competição com 4 e 3 ouros cada

No último final de semana (03 e 04 de junho), aconteceu a primeira fase do Circuito Brasil Loterias Caixa de Natação, em São Paulo, e participaram 7 atletas da Associação Paraolímpica de Campinas (APC). Nesta primeira fase, os atletas da associação conquistaram 11 medalhas, 8 de ouro, 2 de prata e 1 de bronze.

 

APC - 3S Projetos

Ricardo Gazzaneo, técnico da equipe de Natação e Thiago de Oliveira Ferreira. Foto: APC

Edênia Garcia, Italo Gomes Pereira e Macarena Anyeline Quero Gutierrez foram os nomes por trás das 8 medalhas de ouro. Edênia venceu nas categorias 200m livre, 50m costas, 50m livres e 100m livres. Italo levou as medalhas nas categorias 100m costas, 50m livre e 100m livre e Macarena nos 100m peito. As medalhas de prata foram também para a atleta Macarena Gutierrez, na categoria 50m livre e 100m livre. A medalha de bronze foi para o atleta revelação Thiago de Oliveira Ferreira, na prova 50m borboleta, de apenas 16 anos. Essa foi a primeira competição nacional do atleta, já medalhista.

 

Durante a competição, Edênia também alcançou três recordes brasileiros e um recorde das Américas. Tais marcas a levaram para mais um pódio: melhor atleta da natação feminina na 1ª Etapa Nacional. “Foi um início de temporada fantástico para nossos atletas. Tivemos quebra de recordes, alcance de melhores marcas pessoais e estreante com medalha. Além disso, todos conseguiram atingir as metas propostas para a competição”, pondera o técnico da natação, Ricardo Gazzaneo, que projeta uma equipe ainda mais forte para as próximas competições.

 

Ao todo, a Associação Paraolímpica de Campinas (APC) levou sete atletas para a 1ª Fase Nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa de Natação, além dos medalhistas. Participaram João Paulo Alves dos Santos, em sexto lugar na prova 100m costas; Gisele do Nascimento Pacheco, em quarto lugar nas provas 50m livre, 100m costas e 100m livre e Ailton dos Santos Nobrega, quarto lugar nos 100m costas.

 

APC - 3S Projetos

Edênia Garcia recebendo o prêmio Melhor Atleta da Natação Feminina. Foto: APC

A participação nesse evento é a primeira atividade do Centro de Treinamento Paraolímpico – Natação Fase II, projeto realizado pela APC através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, que conta com o patrocínio das empresas Cateno, Grupo Bauminas e Perfetti van Melle apoio do SESI e da Prefeitura Municipal de Campinas.

 

Esse projeto tem por objetivo dar continuidade às ações do projeto Natação Fase I, com a manutenção do Centro de Treinamento Paraolímpico, que tem suas atividades desenvolvidas nas dependências do Centro Esportivo de Alto Rendimento – CEAR e do SESI/Campinas unidade Santos Dumont. Na Fase II serão contemplados 10 atletas de nível internacional, nacional e regional, oferecendo a todos condições de treinamento com ótima infraestrutura esportiva, equipe multidisciplinar, participação em competições regionais e nacionais, além do pagamento de bolsa auxilio. O projeto tem como embaixador o multi campeão Clodoaldo Silva.

 

Sobre a APC

A Associação Paraolímpica de Campinas (APC) é uma entidade não governamental sem fins lucrativos com sede no município de Campinas (SP), que busca através do fomento e desenvolvimento de atividades esportivas, contribuir para a formação global de pessoas com deficiência na perspectiva da inclusão social. Fundada em maio de 2007, a APC congrega pessoas com diferentes graus e tipos de deficiência, sendo os atendimentos realizados por profissionais com vasta experiência no desenvolvimento de atividades voltadas para este segmento.

Foto de Capa: Edênia Garcia. Crédito: Marco Antonio Teixeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *