Arte Marajoara - 3S Projetos

Como finalização do projeto O Grafismo e a Arte Marajoara, que aconteceu em Cosmópolis, e que se encerra no dia 11 de junho, haverá uma exposição de artes plásticas com os trabalhos realizados pelos alunos do projeto. A exposição acontece na Praça Presidente Kennedy, das 13h às 21h neste domingo.

 

Arte Marajoara - 3S ProjetosCerca de 50 pessoas, entre jovens e adultos, participaram das oficinas de arte Marajoara, que aconteceram durante o mês de março na Secretaria de Cultura de Cosmópolis. Foram ao todo 10 encontros, onde os participantes puderam ter contato com a cultura Marajoara. A oficina teve o objetivo principal de divulgar a cultura Marajoara visual ao mesmo tempo que capacita seus participantes a desenvolverem seu potencial artístico e criativo, incentivando a produção artística por meio de objetos naturais e de fácil acesso.

 

Na mostra, os participantes irão expor obras que foram feitas durante o curso, com as técnicas aprendidas e muita criatividade. Durante os encontros, os alunos tiveram acesso ao conteúdo teórico, desenho, vivência de aromaterapia com óleos naturais, pintura sobre suportes naturais com a utilização de tintas naturais, vegetais e minerais, tingimento de fios e tecidos naturais, pintura corporal, vivência de danças típicas, bordado, cerâmica e tecelagem.

 

A Arte Marajoara

A Arte Marajoara é uma identidade artística caracterizada pelo grafismo – técnica com desenhos labirínticos e repetitivos e traços gráficos simétricos –, que é fruto do trabalho das tribos indígenas que habitavam a ilha de Marajó, em Belém, no estado do Pará, durante o período pré-colonial de 400 a 1400 d.C.

 

Arte Marajoara - 3S ProjetosBuscando manter essa tradição milenar viva, o projeto levou aos participantes uma oficina de artes plásticas que ensina os princípios do grafismo aplicados à diversos objetos, onde eles aprenderam a transformar materiais naturais em peças artísticas. Esse projeto foi realizado pela 3S Projetos com recursos do ProAC (Programa de Ação Cultural), com o patrocínio da Honda e apoio da Prefeitura Municipal de Cosmópolis.

 

Serviço – A exposição de obras do projeto O Grafismo e a Arte Marajoara acontece no domingo, 11 de junho, das 13h às 21h, na Praça Presidente Kennedy (Rua Dr. Moacir Amaral esquina com Rua Santa Gertrudes, Centro).

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *