Exposição Arte Marajoara - 3S Projetos

O projeto “O Grafismo e a Arte Marajoara”, da 3S Projetos, encerra-se em Santa Bárbara d’Oeste com exposição de artes plásticas no dia 24 de junho. A mostra conta com os trabalhos realizados pelos alunos que participaram do projeto e ficam expostos na Estação Cultural das 9h às 17h.

 

Foram cerca de 50 participantes das oficinas de arte marajoara e grafismo que transformaram a forma de vivenciar a arte. As obras expostas mostram um pouco das técnicas trabalhas em sala de aula e da criatividade que alunos trabalham nos temas, como desenho e pintura, dança, pintura corporal, tecelagem e tingimento.

 

No total foram 10 encontros na Estação Cultural que aconteceram desde o mês de março e tiveram o objetivo de divulgar conhecimentos sobre a cultura marajoara e, dessa forma, desenvolver nas pessoas o interesse pela cultura de outros povos, que é especialmente evidenciada pelos grafismos por eles utilizados.

 

Realizadas com recursos do ProAC (Programa de Ação Cultural), as oficinas contam com o patrocínio da Honda e apoio da Fundação Romi e da Estação Cultural, e teve o objetivo de divulgar a cultura Marajoara visual ao mesmo tempo que capacita seus participantes a desenvolverem seu potencial artístico e criativo, incentivando a produção artística por meio de objetos naturais e de fácil acesso.

 

Exposição Arte Marajoara - 3S ProjetosA Arte Marajoara

A Arte Marajoara é uma identidade artística caracterizada pelo grafismo – técnica com desenhos labirínticos e repetitivos e traços gráficos simétricos –, que é fruto do trabalho das tribos indígenas que habitavam a ilha de Marajó, em Belém, no estado do Pará, durante o período pré-colonial de 400 a 1400 d.C. O grafismo marajoara concentra distintos padrões estéticos evidenciados principalmente em pinturas cerâmicas, realizadas com destreza, tendo em conta as formas esguias e curvilíneas perfeitamente moldadas, e delicadamente decoradas.

 

Serviço – A exposição de artes plásticas do projeto O Grafismo e a Arte Marajoara acontece no dia 24 de junho, das 9h às 17h, na Estação Cultural de Santa Bárbara d’Oeste (Av. Tiradentes, nº 2, Centro), com visitação gratuita.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *