Connected Smart Cities 2017

Nesta quarta-feira foi divulgado o resultado do estudo Connected Smart Cities 2017, uma pesquisa da Urban Systems, especializada em inteligência de mercado, que coloca Campinas como a segunda cidade mais inteligente e mais conectada do Estado de São Paulo. A cidade ainda é a primeira não-capital do Estado no ranking geral nacional, e conquistou duas posições em relação ao ranking do ano passado, saltando de 10º para 8º lugar.

 

O Connected Smart Cities é o mais importante levantamento sobre cidades inteligentes e conectadas do País e está em sua terceira edição anual. Esse ranking analisa onze setores de mais de 700 municípios, a partir de 70 indicadores. Os setores analisados são: Mobilidade, Urbanismo, Tecnologia e Inovação, Empreendedorismo, Governança, Educação, Energia, Meio Ambiente, Saúde, Segurança e Economia.

 

A plataforma é um projeto que envolve empresas, entidades e governos e tem por missão mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil. O ranking classifica as cidades por porte: com mais de 500 mil habitantes; de 100 e 500 mil habitantes; com até 100 mil habitantes.

 

Em comparação com os resultados do ano passado, Campinas avançou 37 posições na categoria Urbanismo, ficando entre as 10 cidades com melhor projeto urbanístico brasileiro. Oito cidades pertencentes à região de Campinas (RMC) também figuraram entre as 50 cidades presentes no ranking nacional. O destaque fica para as cidades de Vinhedo, primeiro lugar na categoria Segurança; Amparo, 8º lugar na categoria Saúde e Limeira, 9ª cidade no ranking de Meio Ambiente. Paulínia e Limeira também subiram 33 e 25 posições, respectivamente, no ranking geral.

 

No ranking geral do Connected Smart Cities 2017, o primeiro lugar é de São Paulo, seguido por Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES). Segundo especialistas, as cidades brasileiras ainda estão muito atrás de suas ‘concorrentes’ mundo afora, mas já demos um grande passo em busca de cidades melhores, mais humanizadas e inteligentes.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *