Árvores Solares - 3S Projetos

A edição desse ano do Rock in Rio trará uma inovação tecnológica sustentável para os visitantes aficionados pela tecnologia. Cinco unidades da OPTree, um gerador fotovoltaico de baixo impacto ambiental, que são Árvores Solares, serão instaladas na Cidade do Rock. Se a bateria do seu celular acabar, é só se conectar em uma delas e relaxar em um banco acoplado em baixo da árvore enquanto espera.

 

A OPTree é uma árvore solar, um mobiliário inovador que alinha design, energia e sustentabilidade, desenvolvida pela startup Sunew em parceria com a empresa Metalco do Brasil. Ela é capaz de carregar seis aparelhos celulares ao mesmo tempo, usando apenas a energia solar.

 

Seu funcionamento se dá através da captação dessa energia por filmes fotovoltaicos orgânicos, conhecidos como OPV (Organic Photovoltaics), instalados nas folhas, que a transformam em eletricidade. Os OPVs são a terceira geração de células solares, se tratando de um filme fino, leve e flexível, com diferentes graus de transparência e altamente customizáveis em termos de cores e formatos.

 

Árvores Solares - 3S Projetos

Árvore Solar (Crédito: Sunew – Divulgação)

As unidades dessas Árvores Solares estarão espalhadas pela Cidade do Rock, oferecendo uma solução inovadora e sustentável para os visitantes do festival. Além de oferecer energia com baixo impacto ambiental, a ação ainda ajuda a difundir soluções inovadoras criadas e desenvolvidas 100% no Brasil.

 

Essa ação faz parte do Amazonia Live, um projeto socioambiental do Rock in Rio que visa gerar um impacto positivo na natureza. Para isso, vão plantar mais de 1 milhão de árvores em 400 hectares de área desmatada da floresta, nas cabeceiras do Rio Xingu. Além de reflorestar, a ação busca preservar a água e a economia local, já que as sementes serão fornecidas pelos povos indígenas da região.

Fonte: Hypeness

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *