Circuito Paulista de Viola

Levi Ramiro e Orquestra Barbarense de Violas fazem show do Circuito Paulista de Viola na Estação Cultural da Fundação Romi

 

Nesta sexta-feira, 28 de julho, é a vez da cidade de Santa Bárbara d´Oeste acolher o melhor da música de viola caipira. Esse é o Circuito Paulista de Viola, em uma apresentação inesquecível do violeiro Levi Ramiro e convidados, com a participação especial da Orquestra Barbarense de Violas, na Estação Cultural da Fundação Romi, a partir das 20h.

 

Realizado pela 3S Projetos, com apoio cultural da Fundação Romi e o patrocínio da Reckitt Benckiser por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC ICMS – da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, o Circuito Paulista de Viola busca cativar o público ao apresentar um jeito novo de se fazer música tradicional, com a proposta de facilitar o acesso à música raiz de viola. O circuito também possibilita o encontro de vários violeiros do interior, despertando a nostalgia da vida no campo em uma variedade de estilos, com sensibilidade, ousadia e poesia.

 

No total, o circuito vai passar por 12 cidades em 16 apresentações no interior do estado de São Paulo, atingindo um público aproximado de seis mil espectadores. Todas as apresentações são gratuitas e em locais de fácil acesso como espaços culturais, teatros, auditórios e anfiteatros.

 

O Circuito Paulista de Viola conta com o mestre violeiro Levi Ramiro como anfitrião, e vai receber outros músicos em participações especiais durante as apresentações. Os músicos convidados são Edu Guimarães, Marcelinho Faleiros, Marcão, João Arruda, Cícero Gonçalves, a dupla Rodrigo Nali e Rafael, entre outros. Na edição de Santa Bárbara d´Oeste a participação especial será da Orquestra Barbarense de Violas.

 

No repertório, Levi Ramiro e seus convidados irão passear por músicas autorais do violeiro e canções tradicionais da viola caipira, como ‘Saudade da Minha Terra’, de Goiá e Belmonte; ‘Rio de Lágrimas’ de Tião Carreiro e Pardinho e ‘Triste Berrante’, de Adauto Santos.

 

 

Circuito Paulista de ViolaO mestre da viola Levi Ramiro

Desde 1995, Ramiro adotou a viola como seu principal instrumento de trabalho, absorvendo esse universo cultural que vem de encontro com suas raízes, motivo pelo qual ampliou sua produção musical na arte de tocar e também na de fabricar seu próprio instrumento. Com base nos valores da cultura caipira e misturando elementos que formam nossa Música Brasileira, Levi Ramiro celebra em suas composições a poesia e a simplicidade da vida interiorana.

 

 

Sobre a Estação Cultural

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural ocupa a antiga estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste, revitalizada pela Fundação Romi. A Estação Cultural é um lugar de encontros plurais e multiculturais, onde a comunidade pode aprimorar a sua percepção acerca da cultura local e regional, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas e ajudar a constituir a identidade cultural da cidade e região. A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. (19) 3455-4833 ou 3455-4830. www.estacaocultural.org.br.

 

Sobre a Fundação Romi

Criada em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, a Fundação Romi tem como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura. Pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, atende mais de 30 mil pessoas por ano por meio de seus quatro grandes eixos: o Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil (CEDIN), o Núcleo de Educação Integrada (NEI), Centro de Documentação Histórica (CEDOC) e a Estação Cultural (EC). Tendo como apoiadora a Indústrias Romi S.A., instituições governamentais e não governamentais e demais parceiros da iniciativa privada, a Fundação Romi objetiva, continuamente, atingir maior número de beneficiários por meio de suas áreas de atuação, seus programas e projetos. Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera – Santa Bárbara d’Oeste, SP. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

 

Serviço – O Circuito Paulista de Viola edição Santa Bárbara d´Oeste acontece na sexta-feira, 28, a partir das 20h, na Estação Cultural da Fundação Romi. A entrada é gratuita. Mais informações na administração da Estação Cultural, Av. Tiradentes, 02, centro, Santa Bárbara d´Oeste, pelos telefones 19.3455.4833 ou 3455.4830 ou através do site www.estacaocultural.org.br

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *