Austrália gera energia renovável para abastecer casas - 3S Projetos

Cada vez mais países têm buscado soluções viáveis para o abastecimento energético sustentável da população. Seguindo essa tendência, a Austrália gera energia renovável suficiente para abastecer cerca de 7,1 milhões de casas em apenas um ano – o que equivale a 70% do número do total de famílias.

 

O Australian Renewable Energy Index, documento nacional que reporta esse avanço, considerou os meses entre julho de 2016 e julho de 2017 para análises, verificando também o impacto dessas energias renováveis no aspecto geral da eletricidade do país. Os resultados são tão positivos que aproximam ainda mais o país de concluir seus projetos energéticos programados para este ano, onde poderão abastecer 90% das casas apenas com energia limpa.

 

As alternativas limpas compõem 17,2% de toda a eletricidade gerada no país, que é composta pela hidrelétrica, eólica e solar. Em um comparativo para melhor compreensão do que isso representa em termos de emissões poluentes, o documento explica que é como se 8,1 milhões de carros – que equivalem a quase metade dos carros em circulação no país – fossem retirados das ruas.

 

Austrália gera energia renovável para abastecer casas - 3S Projetos

 

Além da utilização da energia hidrelétrica, a Austrália gera energia renovável solar em grande escala. De acordo com o relatório, foram instalados cerca de 150 mil sistemas solares de pequena escala em telhados apenas neste ano. Eles sozinhos produzem energia suficiente para fornecer eletricidade para mais de 226 mil residências. A energia eólica também teve papel de grande importância: em julho de 2016, o sul da Austrália teve 83% da sua energia proveniente do vento, e hoje ela representa a segunda maior fonte renovável do país.

 

Agora, o país espera alcançar sua meta de obter 20% da energia total de fontes renováveis até o final de 2018. Inicialmente, o objetivo era alcançar esse número em 2020. Resta agora se comprometer a acabar com suas grandes fontes sujas ainda utilizadas: o carvão e o gás.

Fonte: CicloVivo

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *