Projeto Sulfurarte - 3S Projetos

Entre os dias 11 e 15 de setembro, a Casa de Cultura Andorinhas, em Campinas, sediará as oficinas do projeto Sulfurarte, uma ação que ensina crianças de 7 a 14 anos a confeccionar instrumentos musicais de percussão a partir de materiais recicláveis e reutilizáveis. As aulas acontecem das 13h30 às 16h30 e são gratuitas.

 

O projeto Sulfurarte consiste em oficinas que buscam integrar música, artesanato e desenvolvimento humano, dispondo às crianças e adolescentes melhor percepção rítmica e acuidade musical, além de dar autonomia para que eles confeccionem artesanalmente seus próprios instrumentos musicais, sobretudo instrumentos percussivos.

 

Ao todo, dez alunos participarão do curso, e cada um deles aprenderá como fazer um instrumento diferente. São eles: planetário, tubos sonoros, panela fuzes, trila, sinos de madeira, baquetas de alumínio, eterofone e xilofone. Para a confecção desses instrumentos, os alunos utilizarão materiais recicláveis e reutilizáveis, como madeira, PVC, borracha, feltro, espuma, barbante e piso de cerâmica. Além das aulas práticas, os participantes também receberão uma apostila, onde irão aprender mais sobre a história e construção de cada instrumento.

 

A iniciativa “Sulfurarte” já existe há mais de 10 anos e foi desenvolvida em diversas instituições. Entre os objetivos principais do projeto estão: auxiliar na formação juvenil, habilitando esse público para inserção no mercado de trabalho através do fazer artístico; democratizar o acesso ao aprendizado musical e ao pensamento sustentável, através de atitudes criativa e inovadoras de reaproveitamento de resíduos; e garantir ao público de todas as camadas sociais o acesso irrestrito à cultura.

 

O projeto Sulfurarte é uma realização do Governo do Estado de São Paulo através do Programa de Ação Cultural (ProAC), com produção da 3S Projetos e apoio da Secretaria de Cultura de Campinas. O patrocínio deste evento é da TW Espumas.

 

Serviço – O projeto Sulfurarte acontece de  11 e 15 de setembro, das 13h30 às 16h30, na Casa de Cultura Andorinhas em Campinas (R. Carlos R. Gallo, s/n, Dic I). O projeto é gratuito.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *