PaineL Solar Giratório - 3S Projetos

Um novo modelo de painel solar, totalmente diferente do convencional, pode ser a solução para elevar a capacidade e eficiência no aproveitamento máximo do poder do sol. Apelidado de Spin Cell, esse painel solar giratório pode ajudar a produzir energia limpa em grades quantidades e em espaços muito menores. O sistema funciona de maneira totalmente inteligente a partir de uma combinação entre células fotovoltaicas, lentes, giro dinâmico, formato cônico e sistemas eletrônicos avançados.

 

Segunda a empresa V3 Solar, desenvolvedora do equipamento, o painel solar em formato de ‘spin cell’ (célula de rotação, em tradução livre), que é um cone, promete menores custos e maior eficiência na produção da energia. O equipamento é formado por dois cones, o primeiro deles interno, contendo centenas de células fotovoltaicas triangulares conectadas e um concentrador de lente estático. A segunda camada é formada por várias lentes tubulares espaçadas de maneira uniforme.

 

O painel solar giratório, segundo a desenvolvedora, pode produzir energia solar 300% mais barata que a gerada pelos métodos convencionais. Isso acontece porque ela pode produzir energia mesmo quando o sol não se encontra em um ângulo perfeito para a captação. O cone está fixado em um ângulo de 56º, que permite o aproveitamento da luz do sol em qualquer horário do dia e em qualquer período do ano.

 

Painel Solar Giratório - 3S ProjetosAlém disso, ele tem um sistema muito mais avançado de aproveitamento da luminosidade concentrada. Quando lentes ou espelhos são usados para refletir o sol em um ponto único, a tendência é que haja um superaquecimento do sistema, o que reduz sua eficiência. Para evitar isso, a Spin Cell tem um sistema giratório automático, que ajuda a aproveitar a luminosidade sem aquecer as células em excesso. Os testes realizados mostraram que a temperatura do equipamento não ultrapassa 35ºC.

 

O objetivo dos desenvolvedores e conseguir tronar a energia solar fotovoltaica mais viável economicamente, por isso, o Spin Cell foi criado para ser o mais econômico possível, podendo produzir até 20x mais energia com a mesma quantidade de silício que os painéis solares tradicionais.

Fonte: CicloVivo

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *