APC - 3s Projetos

Entre os dias 26 a 29 de Outubro acontece a Fase Final do Circuito Brasil Loterias Caixa de Natação, a principal competição brasileira voltada para atletas com deficiência. Nessa oportunidade a APC (Associação Paraolímpica de Campinas) participará com uma equipe de 9 atletas na busca por medalhas, incluindo os destaques medalhistas em Paraolimpíadas Ítalo Gomes Pereira e Edênia Nogueira Garcia. O evento acontece no Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro, a partir das 8h.

 

Os atletas compõem a equipe do Centro de Treinamento Paraolímpico – Natação Fase II, projeto realizado pela APC através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, que conta com o patrocínio das empresas Cateno, Grupo Bauminas e Perfetti van Melle apoio do SESI e da Prefeitura Municipal de Campinas.

 

Esse projeto tem por objetivo dar continuidade às ações do projeto Natação Fase I, com a manutenção do Centro de Treinamento Paraolímpico, que tem suas atividades desenvolvidas nas dependências do Centro Esportivo de Alto Rendimento – CEAR e do SESI/Campinas unidade Santos Dumont. Na Fase II serão contemplados 10 atletas de nível internacional, nacional e regional, oferecendo a todos condições de treinamento com ótima infraestrutura esportiva, equipe multidisciplinar, participação em competições regionais e nacionais, além do pagamento de bolsa auxilio. O projeto tem como embaixador o multi campeão Clodoaldo Silva.

 

Circuito Brasil Loterias Caixa de Natação – Esse circuito é a primeira competição nacional voltada exclusivamente para atletas com deficiência. Organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa, esse é o mais importante evento nacional de atletismo, natação e halterofilismo, e conta com a participação dos melhores atletas brasileiros. O objetivo principal do circuito é desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios brasileiros, além de aumentar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paraolímpico do país, composto por quatro fases regionais e três nacionais.

 

Nesta Fase Final competem em cada prova e classe somente os oito melhores atletas do ranking nacional, sendo que todos os atletas que compõem o projeto da APC terão participação garantida, dentre estes destaque para dois atletas que participarão do Campeonato Mundial Paralímpico de Natação entre os dias 2 a 7 de Dezembro de 2017 na Cidade do México. O primeiro é o medalhista paraolímpico, Italo Gomes Pereira. O atleta nasceu com mobilidade reduzida devido a uma rubéola congênita, e descobriu a natação aos 13 anos de idade. Sua primeira participação paralímpica foi em Londres 2012, mas a primeira medalha saiu nos Jogos Rio 2016: um bronze nos 100m costas na classe S7.

 

A segunda é a atleta Edênia Garcia, primeira mulher brasileira a conquistar o título de tricampeã mundial paraolímpica, após vencer os 50m costas em Eindhoven, na Holanda, em 2010. A nadadora ainda acumula três medalhas em edições consecutivas dos Jogos Paraolímpicos: Prata nos 50m costas classe S4 em Atenas-2004; Bronze nos 50m livre classe S4 em Pequim-2008 e Prata nos 50m costas classe S4 em Londres-2012. Edênia nasceu com polineuropatia sensitiva motora, uma doença progressiva que trouxe dificuldades de movimento nas pernas e nos braços.

 

Os atletas destacam como extrema importância sua participação no evento, pois em função do terreno no México a competição Mundial teve que ser adiada, fazendo com que o planejamento final de treinamento fosse alterado. Sendo assim, está competição nacional por ter alto nível técnico, servirá como referencia para os ajustes na preparação para o Campeonato Mundial.

 

Serviço – A Fase Final do Circuito Brasil Loterias Caixa de Natação acontece nos dias 26 a 29 de Outubro de 2017, a partir das 8h, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (Rodovia dos Imigrantes KM 11,5, s/n – Vila Guarani), em São Paulo.

 

Sobre a APC

A Associação Paraolímpica de Campinas (APC) é uma entidade não governamental sem fins lucrativos com sede no município de Campinas (SP), que busca através do fomento e desenvolvimento de atividades esportivas, contribuir para a formação global de pessoas com deficiência na perspectiva da inclusão social. Fundada em maio de 2007, a APC congrega pessoas com diferentes graus e tipos de deficiência, sendo os atendimentos realizados por profissionais com vasta experiência no desenvolvimento de atividades voltadas para este segmento.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *