AeroFarms - 3S Projetos

Em Newark, no estado norte-americano de Nova Jersey, fica a maior fazenda vertical do mundo em sistema fechado. As plantações da AeroFarms ocupam uma área de 6.410 m² e representam hoje um exemplo mais visível de uma tendência para o futuro da agricultura.

 

A enorme fazenda vertical promete usar 95% menos água, em uma produção 75 vezes maior do que o método tradicional. As plantações funcionam dentro de galpões, em prateleiras, e são alimentadas por iluminação em LED, não precisando de solo nem solo para serem cultivadas. Os nutrientes são inseridos por meio de uma nuvem de pequenas gostas em suas raízes, garantindo a saúde dos alimentos.

 

As atividades da AeroFarms foram iniciadas em setembro de 2016, e até então o posto de maior fazenda vertical do mundo era ocupado por uma cultura em Tagajo, no Japão, com 2.300 m² e capacidade para colher 10 mil pés de alface por dia. Já a instalação em Newark quase duplicou a extensão de área para plantio, e com isso dissemina o conceito de agricultura indoor como solução para a população no futuro.

 

A iniciativa mostra, sobretudo, o espirito inovador na busca por soluções viáveis para problemas que a humidade enfrentará no futuro, principalmente quanto à alimentação. Até 2050, a população mundial deverá ser de 9 bilhões de pessoas, e as fazendas verticais surgem como oportunidade de produzir mais alimentos ao mesmo tempo em que economiza recursos naturais, já que gasta-se uma quantidade infinitamente menor de água para regar as plantações e há uma redução considerável no uso de defensivos agrícolas, além de não ocupar grandes extensões de terra. No total, a fazenda deverá produzir 900 toneladas de alface, rúcula, couve e outras verduras por ano.

 

Fonte: Mundo Agro e Engenharia E

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *