• Vila Cultural e Ecológica - 3S Projetos

A cidade norte-americana de Portland, no estado de Oregon, está entre uma das cidades mais ecológicas do mundo. E agora também é reconhecida por ter o “jardim japonês mais bonito do mundo fora do Japão”, título concedido pelo ex-embaixador do Japão, Nobuo Matsunaga. O jardim, que já era belíssimo, agora ganhou mais vivacidade com a construção de uma vila cultural.

 

Essa Vila Cultural e Ecológica é composta por três estruturas com telhados verdes. A ideia é do arquiteto japonês Kengo Kuma, que busca imitar com perfeição as cidades que cresceram ao redor de templos sagrados no Japão, chamas de Monzenmachi. Com ela, o jardim de 9,1 hectares foi expandido por mais 3,4 hectares. O ponto principal é a natureza, enquanto as estruturas ficam em torno de um pátio, trazendo a ideia de que ela é uma cidade humana integrada com o verde;

 

Em conjunto com o curador do jardim, Sadafumi Uchiyama, o arquiteto japonês introduziu centenas de novas espécies de plantas e telhados vivos para absorver a água da chuva. Para minimizar a pressão sobre o sistema de esgoto da cidade, um riacho de pedra canaliza o desperdício de água para um tanque de retenção, que é lentamente liberado para o esgoto. No total, a aldeia cultural é aquecida por 24 poços geotérmicos, instalados abaixo do solo, o que aumenta a eficiência energética e reduz os custos.

 

Os edifícios da Vila Cultural e Ecológica abrigam diversas atividades, como biblioteca, galeria, loja de presentes e sala de aula, onde os visitantes podem mergulhar nas artes e na cultural tradicional japonesa. Esse é o “Centro de aprendizado japonês de artesanato”. Um segundo prédio abriga uma espécie de casa de jardim, onde serão realizadas oficinas de horticultura, e o terceiro uma sala para relaxamento com belas vistas para que os visitantes apreciem o entorno.

 

 

Fonte: CicloVivo

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *