Trem Energia Solar - 3S Projetos

Em New South Wales, na Austrália, foi lançado o primeiro trem do mundo movido 100% a energia solar, e já está circulando em fase de testes pelos trilhos de Byron Bay. A companhia ferroviária da cidade remodelou um trecho de três quilômetros e restaurou uma antiga locomotiva dos anos 70, equipando-a com painéis solares flexíveis de 6,5 kilowatts (kW).

 

A Byron Bay Railroad Company é a companhia responsável pela restauração do modelo original e a transformação em o primeiro trem do mundo movido a energia limpa renovável. Destinada ao turismo, o trem tem capacidade para transportar cem pessoas sentadas e espaço adicional para passageiros em pé, bagagens, motos e pranchas.

 

Trem Energia Solar - 3S ProjetosO passeio foi inaugurado em dezembro de 2017, com serviço parcial. O funcionamento total começou em janeiro de 2018 e já é um sucesso. Já nos primeiros 19 dias, a novidade já tinha transportado 10 mil pessoas. A tarifa para uma viagem de ida é de US $ 3 para pessoas maiores de 14 anos, US $ 2 crianças de 6 a 13 anos e gratuita para crianças até cinco anos.

 

O serviço funciona das 10h às 17h, de segunda a sábado, com saídas de hora em hora. Este cronograma está programado para se expandir, dizem os organizadores, quando os novos motoristas e atendentes recebem treinamento.

 

A Byron Bay Railroad Company gastou US $ 4 milhões para entrar em operação, incluindo US $ 1,8 milhão para restaurar os trilhos de 3 km e reconstruir a ponte sobre Belongil Creek. Mais US $ 1 milhão foi gasto nas duas plataformas e galpão de trem, como $ 750 mil na restauração do trem e sua conversão para energia solar.

 

Como funciona o trem movido à energia solar?

Trem Energia Solar - 3S ProjetosO sistema funciona com painéis solares projetados no telhado do trem, que combinados com a matriz solar, geram a energia que movimenta o trem e carrega o sistema de baterias, suficientes para autonomia de até 15 viagens.

 

A carga armazenada pelo equipamento foi projetada para operar todos os sistemas da carruagem, incluindo potência de tração, iluminação, circuitos de controle e compressores de ar. Para equilibrar o consumo, a locomotiva trabalha com uma quantidade mínima de energia durante toda a viagem, uma vez que a pista é nivelada e tem apenas uma pequena curva.

 

Apesar de o trem ser movido à energia solar, ele permanece com um dos dois motores a diesel tradicional de fábrica: o NT855 da Cummins, reconhecido dentro da indústria como um motor de queima limpa. Sua presença existe apenas para dar peso e equilíbrio e ser uma opção de emergência se necessário.

Fonte: Hypeness

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