Violas do Brasil

No dia 21 de julho, sábado, a cidade de Bocaína receberá um show especial do projeto Violas do Brasil, apresentado pelo músico João Ormond acompanhado por grandes violeiros. O grupo trará a história da viola caipira do chamado “cinturão caipira brasileiro” através de músicas regionais e composições próprias. A apresentação acontece às 20h30, na Praça da Rodoviária.

 

A Moda de Viola é uma das expressões musicais brasileiras mais conhecidas e apreciadas, principalmente no interior do estado de São Paulo. Por isso, o projeto pretende homenagear esse estilo musical levando até a população apresentações gratuitas com grandes clássicos da viola, interpretados por João Ormond e seus convidados, mesclado a músicas de autoria do violeiro.

 

O espetáculo Violas do Brasil é montado com a união dos ingredientes musicais do chamado “Cinturão Caipira Brasileiro”, que é formado pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. Esses estados são conhecidos pelo nascimento da moda de viola no Brasil, e cada um deles desenvolveu esse estilo musical de forma diferente, com características únicas.

 

A apresentação irá contextualizar cada um dos estilos de viola, com músicas características e contação de causos sobre as particularidades desses estados. Com isso, o projeto pretende apresentar as influências dessas regiões na construção de uma identidade nacional da viola. “Nós nos sentimos honrados com esta importante parceria, que vem de encontro às ações desenvolvidas pelas Diretorias de Cultura e Turismo. Valorizar o campo, nossas raízes e nossa história através da música vem homenagear nossa gente e nossa cultura”, comentou Flávia Ferraresi Belchior, Diretora de Cultura de Bocaina.

 

O Violas do Brasil é uma realização do Governo do Estado de São Paulo através do Programa de Ação Cultural (ProAC), com apoio da Prefeitura Municipal de Bocaína e patrocínio da Raízen.

 

Seguindo seu compromisso com as pessoas de proporcionar cultura, arte e entretenimento para toda a comunidade, a Raízen é patrocinadora do projeto. Dagoberto Luis Borges, Coordenador Administrativo, fala sobre a importância de iniciativas como esta para a população. “Mais uma vez a Raízen colabora para o fortalecimento da cultura e tradição na nossa região. É um privilégio proporcionar momentos como este à nossa comunidade, que se reúne para celebrar nossa herança cultural fortalecer a presença da moda de viola, uma das vertentes musicais mais apreciadas no país”.

 

Serviço – O show Violas do Brasil em Bocaína acontece no sábado, 21 de julho, na Praça da Rodoviária (Rua Floriano Peixoto, 960), a partir das 20h30. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *