Nesta segunda-feira (1), a cidade de Brotas recebe um circuito de oficinas para educadores e professores sobre contação de histórias, que irá tratar da arte de contar histórias para crianças e como aprimorar essa técnica, parte do projeto Narrando com a Kali. As oficinas acontecem no Centro Comunitário de Brotas, às 8h, 13h e 18h e são gratuitas.

 

A proposta das oficinas é iniciar os participantes à narração oral e contação de histórias, desenvolvendo a expressão corporal, construção de roteiro e a narrativa, aprimorando e estimulando a comunicação coletiva. Cada oficina terá 4 horas de duração, nos quais a recreadora e contadora de histórias Kalinde Braga vai compartilhar suas estratégias para preparar uma apresentação, escolher canções, bonecos e objetos, e principalmente para despertar a imaginação e convidar seus ouvintes à leitura de forma segura e eficaz.

 

Escolher uma história, prepara-la e apresentar para crianças pode ser um problema à primeira vista, mas a resposta pode ser tornar mais simples a partir dessa oficina, que oferece aos educadores não só uma chance de melhor compartilhar suas experiências em sala de aula como também descobrir o narrador que existe em cada um de nós. Através do uso de bibliografia de referência, leituras dirigidas, exercícios vocais e corporais e elementos extra, contar histórias pode se tornar tanto uma ferramenta de aprendizado quanto um conteúdo artístico que potencialize o trabalho dos educadores.

 

“Com patrocínio da Raízen, em parceria com Governo Seriedade e Trabalho, e através da Diretoria de Cultura de Brotas, o projeto Narrando com a Kali dará um novo sentido à vida de muitas pessoas, sejam eles profissionais pedagógicos, artes cênicas, curiosos ou amantes de uma boa história”, comentou Lilian Barbosa, Diretora de Cultura de Brotas. “O ser humano sempre adorou contar histórias. O hábito de contar história é milenar, tendo origem antes mesmo da escrita, no qual as histórias eram passadas de geração em geração através da fala e cada um dava seu toque pessoal. Ampliar o olhar dos participantes sobre o assunto contribuirá não apenas com sua capacitação, mas também formará multiplicadores nessa luta pelo incentivo a leitura”, finalizou.

 

O projeto Narrando com a Kali é ministrado por Kalinde Braga, mestra em Artes da Cena pela Unicamp, atriz, contadora de histórias e recreadora e é uma realização do Governo do Estado de São Paulo através do Programa de Ação Cultural (ProAC). O apoio é da Prefeitura Municipal de Brotas e patrocínio da Raízen.

 

 

“A Raízen tem como foco investir em projetos voltados à educação e cultura nas regiões em que atua. Projetos como esse contribuem para o desenvolvimento sociocultural destes jovens e são muito importantes para transmitir mensagens e aperfeiçoar conceitos sobre o processo de amadurecimento. Incentivar ações como essa está em linha com a cultura da Raízen que é, principalmente, ampliar o melhor de cada um na sociedade como um todo e contribuir com a formação do cidadão do futuro”, destaca Antonio Marcos da Silva, Coordenador Administrativo.

 

Serviço – O circuito de oficinas Narrando com a Kali acontece em Brotas na segunda-feira, 1 de outubro, das 8h às 12h, 13h às 17h e das 18h às 22h no Centro Comunitário (Rua Marechal Deodoro, 10, Centro). A entrada é gratuita.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *