Nesta segunda-feira (22), a cidade de Igarapava recebe um circuito de oficinas para educadores e professores sobre contação de histórias, que irá tratar da arte de contar histórias para crianças e como aprimorar essa técnica, parte do projeto Narrando com a Kali. As oficinas acontecem na Casa da Cultura de Igarapava, às 13h e 17h e são gratuitas.

 

A proposta das oficinas é iniciar os participantes à narração oral e contação de histórias, desenvolvendo a expressão corporal, construção de roteiro e a narrativa, aprimorando e estimulando a comunicação coletiva. Cada oficina terá 4 horas de duração, nos quais a recreadora e contadora de histórias Kalinde Braga vai compartilhar suas estratégias para preparar uma apresentação, escolher canções, bonecos e objetos, e principalmente para despertar a imaginação e convidar seus ouvintes à leitura de forma segura e eficaz.

 

Escolher uma história, prepara-la e apresentar para crianças pode ser um problema à primeira vista, mas a resposta pode ser tornar mais simples a partir dessa oficina, que oferece aos educadores não só uma chance de melhor compartilhar suas experiências em sala de aula como também descobrir o narrador que existe em cada um de nós. Através do uso de bibliografia de referência, leituras dirigidas, exercícios vocais e corporais e elementos extra, contar histórias pode se tornar tanto uma ferramenta de aprendizado quanto um conteúdo artístico que potencialize o trabalho dos educadores.

 

“É de extrema importância que nossos educadores estejam preparados para se comunicarem de forma correta e objetiva. A oficina de contação de histórias Narrando com a Kali será de grande valia para o estreitamento do vinculo entre alunos e professores”, comentou a secretária de cultura de Igarapava, Daniele Soares.

O projeto Narrando com a Kali é ministrado por Kalinde Braga, mestra em Artes da Cena pela Unicamp, atriz, contadora de histórias e recreadora e é uma realização do Governo do Estado de São Paulo através do Programa de Ação Cultural (ProAC). O apoio é da Prefeitura Municipal de Igarapava e patrocínio da Raízen.

 

“A Raízen tem como foco investir em projetos voltados à educação e cultura nas regiões em que atua. Projetos como esse contribuem para o desenvolvimento sociocultural destes jovens e são muito importantes para transmitir mensagens e aperfeiçoar conceitos sobre o processo de amadurecimento. Incentivar ações como essa está em linha com a cultura da Raízen que é, principalmente, ampliar o melhor de cada um na sociedade como um todo e contribuir com a formação do cidadão do futuro”, destaca José Ricardo Freiria Medeiros, Coordenador Administrativo da Raízen.

Serviço – O circuito de oficinas Narrando com a Kali acontece em Igarapava na segunda-feira, 22 de outubro, das 13h às 17h e das 17h às 21h na Casa da Cultura de Igarapava (Rua Padre Zeferino, 614, Centro). A entrada é gratuita.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *