A Nestlé anunciou uma nova iniciativa para retirar os canudos plásticos dos produtos da marca Nescau. A mudança será feita de forma gradual, substituindo os canudos plásticos pelos de papel biodegradável. A empresa também disponibilizará seu produto em packs sem canudo algum, desta forma, as pessoas poderão usar canudos reutilizáveis ou encontrar outras maneiras de consumir.

 

Essa iniciativa faz parte do movimento #JogaJunto, criado pela empresa com o objetivo de conscientizar seus consumidores da importância do descarte correto das suas embalagens e também para diminuir a quantidade de plástico presente em seus produtos. O projeto também vai apoiar iniciativas socioambientais, como o Projeto Tamar.

A previsão da empresa é que a mudança retire mais de 4 milhões de canudos plásticos do mercado, quantidade que se colocada em fila equivale a uma viagem de ida e volta de Salvador (BA) à Aracaju (SE), já no primeiro ano do projeto.

 

Apesar de ser uma boa notícia, a Nestlé ainda vai continuar a comercializar o produto com o canudo plástico por mais algum tempo. A meta da empresa é que até 2025, 100% da produção de Nescau tenha substitutos ao canudo plástico. “O processo acontece de forma gradual devido às limitações operacionais, já que não existem fornecedores suficientes para produzir em escala que atenda à cadeia do produto”, disse Fabiana Fairbanks, diretora de bebidas da Nestlé Brasil.

 

Projeto Tamar

Como primeira ação, a marca firmou parceria com o Projeto Tamar, um dos principais projetos socioambientais do país que atua na busca pela preservação das tartarugas-marinhas ameaçadas de extinção. Além do apoio financeiro aos projetos já existentes do Tamar, a Nestlé ainda trabalhará em conjunto com a instituição para criar novas ações e campanhas de conscientização e preservação do meio ambiente.

 

A Nestlé lançou também uma plataforma de inovação aberta onde empreendedores de todo o mundo poderão propor ideias que tragam mais soluções para a questão dos canudos. Veja aqui.

 

Fonte: Mayra Rosa / CicloVivo

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *