Nesta sexta e sábado (22 e 23 de março) a cidade de Vinhedo recebe uma programação cultural gratuita sobre meio ambiente e energia sustentável, que une apresentação teatral, feira de ciências, oficinas de origami, contação de histórias e cinema. As atividades acontecem das 9h às 17h, no Parque Municipal Jayme Ferragut.

 

A programação cultural levará para crianças e adolescentes da região diversos ensinamentos sobre meio ambiente e energia sustentável, abordando a importância dos recursos naturais e seu uso consciente. Para isso, o projeto propõe uma oficina com o formato de ‘feira de ciências’, onde educadores e alunos poderão experimentar e conhecer de perto o que é a energia sustentável e suas aplicações, através de maquetes e uma bicicleta que gera energia.

 

A programação também inclui a apresentação teatral O Laboratório da Vida, que traz a temática sustentabilidade como forma de resolver os problemas do planeta. A peça busca difundir conceitos como respeito pelo próximo e pela natureza, ética, responsabilidade, coletividade e valorização da vida.

 

Quem narra essa história são dois cientistas que procuram soluções de sustentabilidade para os principais problemas que nosso planeta enfrenta. Com experiências inusitadas e muito bom humor, eles vão dar uma volta ao mundo e abordar de perto a problemática da água, da poluição dos mares e da crise dos aterros sanitários, além de descobrir as fontes alternativas de energia elétrica.

 

Os visitantes da programação cultural também participarão de oficinas de origami e sessões de contação de histórias, todas relacionadas com a temática meio ambiente e energia sustentável. Como encerramento, também haverá o Cine Sustentável, uma sessão de cinema ao ar livre sobre o tema.

 

Esse projeto é uma realização do Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet, com produção da Inovarte, apoio da Secretaria de Cultura de Vinhedo e patrocínio da Avery Dennison.

 

O Jovem no Centro da Roda

A programação cultural é parte do projeto O Jovem no Centro da Roda, que visa alcançar o público infanto-juvenil em oficinas e apresentações envolventes abordando temas como saúde, nutrição e alimentação. Utilizando dramática divertida e experiências científicas, os espectadores se identificam com os personagens, facilitando a assimilação de conhecimentos, valores, atitudes e posturas sociais, aliados a uma cartilha que aborda os temas em maior profundidade.

 

Serviço – A programação cultural sobre meio ambiente e energia sustentável acontece nesta sexta e sábado (22 e 23 de março), das 9h às 17h, no Parque Municipal Jayme Ferragut (Estrada da Boiada, s/n, Portal de Vinhedo). A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *