Neste domingo, 18 de agosto, o Planetário Municipal de Campinas recebe o debate “Maneiras e possibilidades de inserir as artes na vida de quem possui algum tipo de deficiência”, parte da exposição de artes plásticas Ver e Viver, um projeto que leva seus visitantes a experimentar estímulos como o tato, olfato, audição e paladar, muito além da visão. O debate acontece às 15h.

 

Participam do debate Clara Aidar, linguista e especialista em terapias alternativas de Aromaterapia, Geoaromaterapia, Cromaterapia e Alinhamento dos Chakras; Benedito Franco Leal Filho, especialista em Educação Física Adaptada; Jésus Sêda, formado em arte dramática e especializado na criação de bonecos, adereços, cenários e figurinos para atividades artísticas; e Diogo Camargo, Musicoterapeuta; explorando as dificuldades de inserir a arte na vida dos deficientes e como contorna-las através do planejamento e de ações inclusivas.

 

A exposição Ver e Viver – A temática proposta pela exposição Ver e Viver é utilizar a força mobilizadora da arte para provocar uma reflexão sobre as deficiências, principalmente a visual. Para isso, todos os visitantes receberam uma venda descartável, e tiveram contato com obras que aguçam todos os sentidos.

 

O foco da exposição, produzida pelos artistas Jésus Seda e Clara Aidar, foi apresentar um ambiente inclusivo, que pode ser apreendido por pessoas com e sem deficiência. A exposição permitiu que todos enxerguem as esculturas com as mãos, sintam seu cheiro e ouçam a explicação textual das obras. A exposição Ver e Viver é uma realização do Ministério da Cidadania por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com produção da 3S Produções e apoio do Planetário Municipal de Campinas.

 

Serviço – O debate “Maneiras e possibilidades de inserir as artes na vida de quem possui algum tipo de deficiência” acontece no domingo, dia 18 de agosto, às 15h, no Planetário Municipal de Campinas (Parque Portugal – Av. Dr. Heitor Penteado, s/n, Taquaral). A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *