Com patrocínio da Usiminas e realização do Governo do Estado de São Paulo por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), o projeto Canto Jovem oferece um curso de canto coral para jovens na cidade de Guarulhos (SP). Com produção da Sexteto e apoio do Sesi Guarulhos e do Instituto Usiminas, as oficinas estão sendo realizadas no Sesi Guarulhos e têm a duração de um ano letivo. Nelas, os alunos aprenderão toda a teoria e prática de um curso de iniciação musical gratuitamente.

 

O Canto Jovem é um projeto que busca trabalhar a musicalização de crianças e adolescentes através da montagem de coral. Dessa maneira, tem o objetivo de aproximar os jovens da música e fomentar a socialização por meio de ações culturais e da expressão artística.

 

São 4 turmas com 20 alunos cada, divididas por faixa etária, contemplando crianças e adolescentes dos 7 aos 14 anos de idade. As aulas estão sendo ministradas uma vez por semana para cada turma, sempre às quartas-feiras, com duração de 1h20.

 

Os participantes da oficina passarão por todas as etapas de um curso regular de iniciação musical, desde a teoria da história da música até as aulas práticas, com exercícios fono-respiratórios, dicção, interpretação e entonação, todas as etapas com ensaios. Ao final das oficinas, haverá a montagem de um coral, que se apresentará em um espetáculo aberto ao público e gratuito.

 

A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, destaca a importância da iniciativa para a comunidade de Guarulhos. “Acreditamos na cultura como ferramenta de transformação social e, por isso, apoiamos iniciativas diversificadas nas comunidades onde a Usiminas está presente. A música é uma linguagem universal, pra nós este projeto é motivo de grande alegria”, afirma a diretora.

 

Serviço – O curso de coral do projeto Canto Jovem acontece em Guarulhos às quintas-feiras, no Sesi Guarulhos (Rua Benedito Caetano da Cruz, 100, Jardim Adriana), com turmas às 14h30, 15h50, 17h10 e 18h30. O curso terá a duração de um ano letivo e é gratuito e livre para todos os públicos.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *