CONHEÇA A LEI DE INCENTIVO À CULTURA

Lei Federal de Incentivo à Cultura, regulamenta a renúncia fiscal do Imposto de Renda de empresas patrocinadoras de projetos culturais. Os Programas e Projetos da 3S Projetos são inscritos sob o artigo 18, que prevê os seguintes benefícios aos patrocinadores:

  • Abatimento de 100% do valor incentivado até o limite de 4% do IRPJ devido. (A empresa deve estar tributada com base no lucro real)
  • Retorno em diversos segmentos, como teatro, dança, circo, música, literatura, artes plásticas e gráficas, gravuras, artesanato, patrimônio cultural (museu e acervo, por exemplo) sendo que todos os materiais impressos terão o logotipo da empresa no crédito “patrocínio”.

Como funciona?

Após a aprovação do projeto pelo Ministério da Cultura e sua publicação no Diário Oficial da União, a 3S Projetos recebe autorização para abrir a conta bancária do projeto. A empresa patrocinadora deixará de recolher em DARF do Imposto de Renda o valor referente ao projeto a ser patrocinado e fará o depósito desta quantia na conta do projeto. Como comprovante deste depósito receberá um Recibo de Mecenato, que deverá ser arquivado juntamente com os DARFs.

Burocracia zero

A 3S Projetos cuida de todos os trâmites

O uso deste incentivo fiscal não gera qualquer burocracia ou responsabilidade extra para a empresa patrocinadora porque é feito o pagamento do tributo e o governo renuncia o valor indicado em favor do projeto cultural apoiado. A prestação de contas envolve somente a 3S Projetos e o Ministério da Cultura.

LEI DO ESPORTE

Para incentivar as práticas esportivas no Brasil, foi promulgada em 2007 a Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Os recursos para patrocínio serão provenientes do Imposto de Renda, no índice fixo de 1%. Além de mais uma oportunidade de renúncia fiscal em benefício da sociedade, a Lei do Esporte não concorre com nenhum outro incentivo calculado sobre o IR.

Poderão receber recursos projetos de apoio à esportistas profissionais e ações destinadas a promover inclusão social por meio do esporte, preferencialmente as que atendam comunidades em vulnerabilidade social.

Quais áreas podem ser apoiadas?

DESPORTO EDUCACIONAL

foco na formação de atletas e monitores.

DESPORTO DE RENDIMENTO

ajuda a um profissional conceituado

DESPORTO DE PARTICIPAÇÃO

eventos de massa

Quais os resultados esperados para as empresas?

  • Exposição da marca no crédito “Patrocinador” nos eventos.
  • Agrega valores positivos à marca.
  • Integração entre público interno e externo.
  • Credibilidade no mercado apoiando causas sociais e esportivas.
  • Custo zero, investimento realizado através da Lei de Incentivo Fiscal.

ICMS – PROAC/PIE

A lei viabiliza o uso do ICMS de São Paulo para apoio a projetos culturais com renúncia fiscal de 100% do valor do patrocínio.

A portaria que regulamenta o programa foi publicada no Diário Oficial do Estado na sexta-feira dia 25 de agosto de 2006. O cadastramento das empresas interessadas em patrocinar projetos culturais por meio de incentivo fiscal, deduzido do ICMS, deverá ser realizado no site da Secretaria de Estado da Fazenda.

Todos os participantes que fizerem seu cadastro no decorrer do mês vigente poderão liberar recursos para patrocínios no mês seguinte.

VANTAGENS PARA A EMPRESA

Além da renúncia fiscal e do abatimento de 100% do valor utilizado para o patrocínio, a empresa contará com: contrapartidas sociais com atuação na comunidade onde a empresa está inserida e todo o material do projeto apoiado identificado com a marca do patrocinador.

CONDIÇÕES PARA O USO DA LEI

• Uso de 0,038% até 3% do ICMS de todo o exercício fiscal;
• Apenas para projetos aprovados e publicados no Diário Oficial do Estado de São Paulo;
• Projetos com realização apenas no Estado de São Paulo.

Como funciona?

A empresa deve acessar o site da Secretaria da Fazenda (www.fazenda.sp.gov.br) e localizar a opção do Posto Fiscal Eletrônico para, com a senha da empresa/contribuinte e não do contador, iniciar o cadastro.

  • Ao acessar o site com a senha do contribuinte, a empresa deverá clicar no link ProAC/PIE.
  • Após a inscrição, a empresa deve, freqüentemente, buscar no Posto Fiscal Eletrônico o aviso de habilitação no link ProAC/PIE para verificar se já está apta a patrocinar projetos.
  • Com a liberação do Posto Fiscal, a empresa ao acessar o site novamente já estará habilitada e poderá visualizar a lista de projetos em busca de patrocínio.
  • Antes de efetuar o pagamento do tributo, deve escolher um projeto no site do Posto Fiscal. Ao clicar, automaticamente será gerado um boleto com data de pagamento até o final do mês vigente.
  • Quando for feito o pagamento, o dinheiro será automaticamente direcionado para a Conta Bloqueio do projeto. Só teremos acesso à importância destinada pela empresa após conseguirmos 35% do valor total do projeto. Após isso, estaremos liberados para a sua realização.
  • O comprovante da empresa é o boleto gerado pelo próprio Posto Fiscal. Para a receita, a empresa está pagando o tributo normalmente, só que direcionando a alíquota da renúncia para um projeto cultural que trará grandes benefícios para a empresa e para a comunidade onde está inserida.

Nós somos a 3S Projetos!

Nós somos a 3S Projetos. Venha conhecer um pouco mais sobre o nosso trabalho. Esperamos que goste 😉

Aqui tem esporte também!

Através das leis de incentivo, sua empresa tem a oportunidade de patrocinar projetos que ajudam a construir uma sociedade melhor.